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Jussilene Santana

Mulher de Teatro

Jussilene Santana é atriz, professora, pesquisadora e jornalista, com mais de 25 anos de experiência nas 4 carreiras que desenvolveu em paralelo com talento, surpreendente energia  e dedicação.

É doutora e mestre em Artes Cênicas PPGAC/UFBA, graduada em Comunicação FACOM/UFBA. É técnica em Engenharia Civil pela Escola Técnica Federal da Bahia (1991-1994).  ​Foi bolsista PET Capes durante toda graduação, orientada pelo professor Monclar Valverde; bolsista FAPESB, orientada no mestrado pelo professor Albino Rubim e bolsista CNPq no doutorado, orientada pelo diretor e cenógrafo alemão Ewald Hackler, assistente do lendário Caspar Neher, cenógrafo de Bertolt Brecht. É licenciada em Pedagogia e em Artes Visuais, possui formações em Educação Especial e Inclusiva na IFSUL Minas e Gestão Escolar na FGV.

Como pesquisadora, já cedeu documentos para 7 teses e dissertações, 3 longas-metragens e dezenas de matérias e livros em diferentes países. Em 2013, ganhou o Prêmio Capes de melhor Tese de Doutorado do Brasil em Artes Cênicas, com o trabalho "Martim Gonçalves: Uma Escola de Teatro contra a Província". O prêmio financiou pós-doutorado e aulas como convidada na Queen Mary University of London (2015-2016), supervisionada pelo professor Paul Heritage, onde desenvolveu a pesquisa Bridges and Networks in the Following post War, apresentando a comunicação na ABEP/King´s College. Exibiu na Brazilian Embassy/UK a performance “A Foreing Affairs with the Performing Arts”. Estudou Voice Fundamentals, na Royal Central School of Speech and Drama e em inúmeros cursos no Brasil e exterior. A partir de viagens por 9 países (Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Espanha, Holanda, Bélgica, Dinamarca e Brasil), coletou robusto acervo com mais de 30 mil documentos sobre História do Teatro Brasileiro e Mundial. É autora do livro Impressões Modernas - Teatro e Jornalismo na Bahia (2009), premiado pelo Fundo de Cultura do Estado, possui diversos artigos em revistas Qualis A1, capítulos de livros e em anais da área. É membro da ABRACE e da IUTA (International University Theatre Association). É avaliadora da Revista Res Mobiles, da Universidade de Oviedo/Espanha. Apresentou pesquisas no XII World Congress da IUTA/Moscow (Brazilian Theatre Schools ? Historical Considerations in the Development of University Theatre), e no Humboldt Colloquium, Brazil-Germany (Krise in der Kunst- und Techniklehre an den brasilianischen Universitäten). Em 2021, fez treinamento em Psychoeducation Trainings for Community Leaders in Kenya and Brazil, pela Columbia University/USA.

​Como professora, lecionou em 5 instituições de ensino, particulares e públicas, desde 2004 na Bahia e no Rio de Janeiro, em cursos universitários de Teatro, Jornalismo e Comunicação. É professora de História do Teatro, Teoria do Teatro, História do Ensino do Teatro, Dramaturgia, Voz, Atuação e Crítica Jornalística. Integra o Grupo de Pesquisa Gipe-Cit/PPGAC/UFBA e (como fundadora co-líder) o Grupo de Pesquisa História do Teatro Brasileiro/PPGAC/UNIRIO, coordenado pelas professoras Tania Brandão e Elza de Andrade. É licenciada em Pedagogia e em Artes Visuais, possui formações em Educação Especial e Inclusiva na IFSUL Minas e Gestão Escolar na FGV. Foi líder do Grupo de Pesquisa Design, Cultura e Comunicação, da UVA/CNPq (2011-2017), quando ganhou diversos prêmios: Auxílio Instalação FAPERJ, bolsa de IC FAPERJ, 1º Lugar no PIC-UVA, Bolsa de estudos integral na Paris School of Business. Orientou 80 monografias, monitorias e bolsistas de IC, dissertações e teses de doutorado. Foi vice coordenadora do curso de Moda/UVA, membro do NDE/UVA e parecerista de periódico nacional e internacional. Professora-visitante do PPGAC/UNIRIO (2018-2020), lecionou na Pós e Graduação, participando de seleção de mestrado e inúmeras bancas. Foi aprovada duas vezes professora-visitante PPGAC/UFBA.

Como atriz de teatro, cinema, rádio e TV, já participou de filmes em longa metragem, como “Capitães da Areia”, de Cecília Amado, e mais de 30 espetáculos e leituras dramáticas. Protagonizou montagens como “Senhorita Júlia” de Strindberg e “A Mulher sem Pecado” de Nelson Rodrigues, pelo diretor e cenógrafo alemão Ewald Hackler, assistente do lendário Caspar Neher, assistente e cenógrafo de Bertolt Brecht. Foi indicada e premiada por montagens reconhecidas por crítica e público como “Budro”, “As lágrimas amargas de Petra Von Kant” e “Joana D´Arc”. Foi a voz da protagonista na radionovela Maria Quitéria, produzida e difundida pela Rádio Educadora da Bahia. Fundou em 2006 o grupo Teatro NU, de produção e reflexão teatral. 

Como jornalista graduada em Comunicação FACOM/UFBA, foi apresentadora de TV, crítica e repórter especial nos mais importantes veículos baianos, como os jornais A Tarde e Correio da Bahia. 

 

Desde 2017, criou e administra no Rio de Janeiro o Instituto Martim Gonçalves (IMG), ambiente de prática, ensino e pesquisa em Arte Dramática. ​Também pelo IMG produziu 4 espetáculos, exposições, palestras, selo Comemorativo dos Correios pelos 100 anos do diretor e crítico Martim Gonçalves (criador da 1a Escola de Teatro profissionalizante no país). Realizou documentários, entre eles "Dizem por aí" e o IMG mantém canal no Youtube

 

Possui 14 prêmios em todas as áreas em que é formada. 

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