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Instituto Martim Gonçalves

Acervo - Escola - Produtora

Somos uma organização sem fins lucrativos que nasce para promover o legado, a perspectiva de Teatro, do diretor brasileiro. O Instituto Martim Gonçalves é um acervo-escola-produtora, uma empresa de economia criativa, nascida sem verba governamental e conta até agora com a "venda" de ações/produtos: peças/trabalhos/oficinas/aulas/pesquisa/consultoria/orientação particular e apoio de amigos e parceiros.

O instituto nasceu a partir de um acervo de 20 mil documentos (hoje, o número é superior), que Jussilene Santana, reuniu por 15 anos em pesquisas e viagens de prospecção pelo Brasil e mais 9 países. Nesse acervo estão incluídos os arquivos documentais guardados por quatro décadas por Hebe e Luís Gonçalves, seus irmãos, e Hélio Eichbauer, cenógrafo com quem Martim Gonçalves desenvolveu produtiva parceria nos últimos anos de vida. Todo esse material foi doado para o IMG, que passa a ser responsável pela negociação dos Direitos Autorais do artista.

O IMG existe on-line e on demand realizando projetos de Teatro (espetáculos, leituras dramáticas, aulas e exposições) e pesquisas (em formatos textuais ou audiovisuais) a partir dos interesses de artistas, pesquisadores, parceiros e, principalmente, público em geral. Tendo existido de fato – mas só agora de direito – nos últimos dez anos, já respondeu a solicitações de pesquisadores da Inglaterra, EUA, Espanha, Itália e, lógico, de inúmeros interessados do Brasil (do Recife a Porto Alegre, do Rio a Bahia, São Paulo e Minas, entre outros).

O Instituto Martim Gonçalves se desenvolve a partir de um acervo variado e que tem uma perspectiva de Teatro onívora. Ao longo de 30 anos de carreira, Martim Gonçalves viajou e se conectou com 22 países de todos os continentes, dialogando com profissionais de diferentes áreas (economia, administração, antropologia, educação, psicologia, política…), mas sempre as submetendo ao ‘Raciocínio Ficcional’, em última análise, acreditando na potência única que o Teatro possui de, ao criar mundos paralelos, revelar-nos sobre a essência do nosso mundo.

Em meados do século XX, no Brasil, época em que o teatro era feito por amadores com muito talento e pouca técnica ou pessoas de talento “achadas”, Martim ousou criar um ambiente de aprendizado e profissionalização em que técnicas de diversas origens fossem compartilhadas por artistas de diferentes gerações e competências. Em seu caminho institucional participou da construção da UFBA e do próprio imaginário da cultura baiana, como hoje a entendemos, estabelecendo conexões com diversos centros de produção e ensino de teatro e artes em todo o mundo. Esse desafio continua sendo o do atual IMG.

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